Canal:http://youtube.com/@clinidac

Alimento diet ou dietético é aquele com modificação de um componente específico, como por exemplo alimento adoçado com adoçante, ao invés de açúcar, para diabéticos. Um ou mais componentes são substituídos. Poderá ou não ter menos calorias, dependendo do adoçante utilizado (calórico ou não calórico). Assim, é melhor que um produto adoçado com sorbitol seja consumido pelo diabético magro (pois não contém açúcar), do que pelo que precisa emagrecer (pois este é um adoçante que contém calorias). Um chocolate adoçado com sorbitol terá quase o mesmo valor calórico que um chocolate comum.

Alimento light, é aquele que tem os mesmos componentes do produto normal, mas em menor concentração. É um produto “mais ralo”, e como tal, tem menos calorias, em relação à mesma quantidade do produto não light. É geralmente usado em dietas para emagrecimento. Ex.: maionese light. Mas essa redução no teor calórico pode não ser muito grande, e pode levar a um falso conceito de que pode ser consumido livremente em termos de quantidade. Se um sorvete light tem 35% a menos de calorias, e se uma pessoa ingere 2 bolas, estará ingerindo mais calorias do que uma bola de sorvete comum.

Na prática, os termos diet e light são usados indiscriminadamente e com certa superposição. Já existe legislação brasileira específica, mas até que surjam rótulos com informações mais claras, detalhadas e corretas, deve-se consumir estes produtos com parcimônia, pois dependendo da quantidade, não serão nem diet e nem light.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>