Canal:http://youtube.com/@clinidac

A dilatação progressiva das veias das pernas, principalmente nas mulheres, leva às varizes.

A hereditariedade pelo lado materno é o principal fator determinante.

No início há uma sensação de peso nas pernas, dor e inchação. Para evitar que o problema se acentue, estão indicadas as caminhadas (que estimulam a circulação local), e as meias elásticas de compressão gradual, para serem usadas durante o dia (nunca dormir com as meias).

Pessoas com varizes devem evitar ficar muito tempo paradas na mesma posição, quando de pé ou assentadas.

Quando deitadas, devem elevar as pernas, por algumas horas, num nível acima do resto do corpo, o que facilita a circulação de retorno.

Medicamentos podem ajudar um pouco. A esclerose (injeção de substância que “seca” as veias), só serve para as microvarizes superficiais.

Varizes muito acentuadas podem levar à inflamação local (flebite), à formação de coágulos (trombose venosa) ou à liberação destes coágulos para a circulação (embolia), esta última podendo afetar os pulmões e o coração.

Às varizes volumosas, só resta a cirurgia, que consiste em sua retirada, para evitar as complicações citadas.

Varizes acentuadas podem ser uma contraindicação ao uso de pílulas anticoncepcionais e hormônios pós-menopausa.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>